top of page

Transferir com Colher e Pinça


Material: Transferir com Colher e Pinça


“O adulto deve adaptar-se às necessidades da criança e torná-la independente, não sendo para ela um obstáculo e não a substituindo nas atividades que permitem o processo de maturação” (Maria Montessori).


Uso da Colher e Pinça:

A cada dia a criança vai exercendo sua independência e autonomia, conquista valiosa para nós seres humanos. O movimento nos possibilita vivenciar inúmeras experiências fantásticas e nos geram a possibilidade de conhecer o mundo ao nosso redor.

E proporcionar a possibilidade de a criança ter um ambiente preparado para esse desenvolver e materiais adequados para potencializar essa aprendizagem correspondente a cada fase de sua vida é crucial.

O Kit de transferir com colher e pinça faz parte fundamental e contribuinte para esse momento em especial, pois ele elevará o exercício da destreza e correlação viso motora, peças fundamentais nesse processo de movimento.


O uso da colher e pinça possibilita desenvolver riquíssimas habilidades que irão preparar a criança para a futura escrita. A cada movimento de transferir o objeto, a consciência corporal e o controle dos movimentos vão sendo refinados.


Benefícios:

  • Refinamento dos pequenos músculos;

  • Coordenação viso-motora;

  • Amplia o tempo de concentração;

  • Controle dos movimentos;

  • Senso de ordem.

Prepare o ambiente:

Um ambiente preparado é aquele que satisfaz as necessidades vitais para um desenvolvimento equilibrado e harmonioso.


Recomendações de segurança:

É sempre recomendada a supervisão de um adulto.


Posição: Sentado


Apresentação do Material:

  1. Disponha sobre a mesa, o Kit de Transferir com colher e pinça. (A mesa deve corresponder à altura da criança).

  2. O primeiro exercício será de classificar por cor utilizando a própria mão. (Em um recipiente conterá as duas cores, e os outros dois servirão para fazer a classificação. Cada um corresponderá a uma cor).

  3. Com a mão dominante e com movimento de pinça com os dedos polegar e indicador, transfira cada objeto.

  4. O segundo exercício será utilizando a pinça para fazer a classificação.

  5. O terceiro exercício será utilizando a colher para fazer a classificação.


Obs.: Esse é um material muito versátil que poderá ser utilizado por muitos meses à frente. Necessariamente a criança não precisará já fazer todos os exercícios utilizando a pinça ou a colher, pois a coordenação será construída com o tempo. É sempre bom respeitar o ritmo de cada criança. Inicialmente poderá optar por utilizar apenas dois recipientes para assim exercitar os movimentos de transferir e depois de classificar.

Além do material:

Poderá abranger os exercícios utilizando grãos e outros objetos para fazer a classificação.

Posteriormente é interessante utilizar os recipientes para servir-se de alimentos na hora das refeições, criando o senso da rotina cotidiana e incentivando a autonomia.

Lembrando sempre da importância de estar sempre atento a criança no manuseio de cada material para a sua segurança e bem estar.


bottom of page