top of page

Bandeja de Servir Água


Material: Bandeja de Servir água


Benefícios:

  • Percepção de ordem;

  • Aumento da concentração;

  • Refinamento da coordenação;

  • Independência.


Posição: Sentado

Reflexão sobre o ambiente preparado:

É muito importante propiciar a criança um ambiente acolhedor e propício para que ela se desenvolva com toda a autonomia necessária.

Proponho que antes de preparar o ambiente para realizar a proposta do Kit, de uma voltinha pelo espaço que costuma desenvolver com ela a atividade, observe algumas questões como: É belo de ser ver? O que tem da altura da minha criança? É bem iluminado? Como me sinto aqui neste ambiente? Depois de uma voltinha carinhosa pela casa com esses mesmos questionamentos. Ao final, conclua suas observações e trace objetivos para o que refletiu que poderia fazer para mudar e melhorar o ambiente. Deixo contigo uma frase inspiradora e motivadora de Maria Montessori para esse lindo processo de amor e cuidado “Tudo o que te dou passou pelo meu coração".

Bandeja de Servir água:

O olhar da criança se move para tudo a sua volta, tudo é uma incrível descoberta, cada habilidade a ser adquirida é única e libertadora. A cada dia da rotina é um passo para proporcionar a Liberdade, a independência, a autonomia daquele pequeno ser que tanto almeja adquirir cada novo conhecimento.

Todas os chamados "Trabalhos Montessorianos" contribuem para esse magnífico desenvolvimento.

A proposta do Kit "Servir água" é justamente propor a oportunidade de a criança refinar seus movimentos, sensibilizar a percepção de ordem e ampliar a sua concentração. Todos resultaram na habilidade de servir-se sozinho. Algo que muitas vezem pode parecer simples para nós adultos, mas que é de grande satisfação e auto estima para a criança.

Recomendações de segurança:

É importante dialogar com a sua criança sobre as orientações para o manuseio dos utensílios de vidro, que eles requerem cuidado e atenção.

Lembrando que a utilização deve ser feita sempre com a supervisão de um adulto.


Apresentação do Material:

  1. Convide a criança, dizendo que você precisa de sua ajuda para uma atividade muito especial.

  2. Coloque sobre a mesa, o Kit de Servir água. Lembrando que a mesa deve corresponder a altura da criança para a prática eficaz do exercício.

  3. Com a mão dominante segure a alça da jarra e com a outra apoie próximo ao “bico”, onde sai o líquido.

  4. Levemente, com todo o cuidado e atenção verse o líquido para um copo, e depois para o outro.

  5. Ao final, convide a criança para realizar o exercício.


Além do material:

Também poderão fazer o uso de outros utensílios para a prática do versar líquidos, como o uso do funil, ou até mesmo outra jarra ou copo, versando de um copo pequeno para um grande, de uma jarra para a outra.

Outra dica especial é utilizar fitas coloridas ou até mesmo caneta Hidrográfica para demarcar a quantidade específica que a criança irá encher o copo, assim ela precisará empenhar mais concentração e controle de movimentos.

E para tornar a proposta mais divertida, separe algumas frutas e água para que a sua criança prepare um delicioso suco e sirva para a família na hora do lanchinho. Assim ela poderá também explorar a dinâmica de andar segurando a bandeja, propondo um belo exercício de equilíbrio corporal.

bottom of page