Bandeja de Recorte e Colagem



Material: Bandeja de Recorte e Colagem


“O adulto deve adaptar-se às necessidades da criança e torná-la independente, não sendo para ela um obstáculo e não a substituindo nas atividades que permitem o processo de maturação”. (Maria Montessori)


Uso da Tesoura:

O uso da tesoura possibilita desenvolver abrangentes descobertas que irão preparar para a futura escrita.

A cada exercício de recorte, o controle de movimento vai sendo aprimorado.

Inicialmente a criança faz uso de recortes livres, para que assim a confiança seja alcançada no manuseio da tesoura. Após, ela passa para os exercícios subsequentes que possibilitarão aprimorar habilidades mais elaboradas.


Benefícios:

  • Coordenação motora fina;

  • Controle Visual;

  • Consciência corporal;

  • Estabilidade postural.

Segurando a tesoura e o papel:

A habilidade de usar a tesoura de maneira correta será desenvolvida com a prática. E para auxiliar a sua criança nesse processo é importante demonstrar a ela que se deve segurar a tesoura com a mão dominante, utilizando os dedos polegar e médio e com a outra o papel.

O dedo polegar deve estar encaixado no espaço superior da tesoura. Já o dedo indicador e médio no espaço inferior, e os demais flexionados a palma da mão. Ou também pode colocar o dedão no espaço superior, e o dedo médio no espaço inferior, e já o indicador é posicionado abaixo do cabo para assim proporcionar sustentação ao manuseio com a tesoura. Uma dica importante é manter o antebraço de modo que o dedo polegar fique para o lado de cima.

Para realizar os recortes a mão “auxiliar” que segura o papel deve movimentar o papel, permitindo assim que seja realizado o corte da forma desejada, seguindo as linhas “guias” da atividade proposta.


Prepare o ambiente:

Um ambiente preparado é aquele que satisfaz as necessidades vitais para um desenvolvimento equilibrado e harmonioso.


Recomendações de segurança:

É importante dialogar com a sua criança sobre as orientações para o manuseio da tesoura, um objeto que requer cuidado e atenção.

A utilização deve ser feita sempre com a supervisão de um adulto.


Posição: Sentado


Apresentação do Material:

  1. Disponha sobre a mesa, a bandeja de recorte e colagem. (A mesa deve corresponder à altura da criança).

  2. Com a mão dominante segure a tesoura e com a outra uma folha de recorte da bandeja. (Siga as orientações reveladas acima referente ao manuseio correto da tesoura).

  3. Após reserve uma folha branca.

  4. Passe a cola bastão no verso do recorte. (Utilize movimentos da esquerda para a direita para passar a cola).

  5. Cole na folha branca.

  6. Após, convide com alegria e entusiasmo a criança para realizar os recortes e as colagens.

Obs. Os recortes podem ser utilizados para composições livres de colagem, inspirando assim toda a criatividade e imaginação.

Além do material:

Podem separar algumas revistas para recortes. Utilizando as mais variadas formas e tamanhos, formando cenários e imagens diversas.

Outra dica especial é separar alguns tecidos, papelão e entre outras texturas para recortes e colagens para que a criança vivencie experiências novas com a tesoura e perceba as diferentes reações com relação a colagem de texturas diversas.



Recortes para Impressão
.pdf
Download PDF • 1.07MB



Siga-nos

ICONE-FACEBOOK.png
ICONE-INSTAGRAM.png

Formas de pagamento

Clubinho Montessori  ​© 2020

37.248.194/0001-59