Buscar

Atualizado: Fev 10



Material: Geoplano

Benefícios:

  • Raciocínio matemático;

  • Coordenação motora;

  • Criatividade;

  • Noção de espaço.

Posição: Sentado

Papai e Mamãe não esqueçam de preparar o ambiente da sua criança! Propiciando toda a autonomia necessária para cada atividade.

Apresentação do Material:

  1. Convide a criança gentilmente dizendo por exemplo: “Tenho algo novo para lhe mostrar. Deseja ver?”

  2. Posicione o Geoplano sobre a mesa ou tapete.

  3. Peça para a criança ficar ao seu lado. Sendo importante que ela e você estejam no mesmo ângulo de visão.

  4. Disponha os cards e os elásticos ao lado, e reserve um card em especial para demonstração.

  5. Coloque acima do geoplano o card escolhido, e com movimentos precisos e calmos reproduza com os elásticos a imagem.

  6. Também poderá incentivar a criança a criar formas, e a cada criação podem encontrar objetos em casa com o mesmo formato. Explorando assim a linguagem e o conhecimento de mundo.


Além do material:

As possibilidades são diversas. Podem criar histórias, reproduzindo com os elásticos os personagens ou até mesmo os elementos que compõem a história. É interessante registrar no papel cada criação. E depois recortarem e criarem novas formas com os recortes. Elevando assim a criatividade e a imaginação da sua criança.




Atualizado: Fev 8


Material: Tábua de Pareamento de Cores Primárias

“Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente” (Maria Montessori).


Pareamento de cores:

Um material que possibilita inúmeras aprendizagens riquíssimas ao desenvolver da sua criança. Um desses aprendizados é o controle de movimento, ao tirar e colocar os pinos. Habilidade que auxilia em cada detalhe singelo e belo dos movimentos da criança em seu dia-a-dia. Contribuindo assim para a independência e autoconfiança.

Benefícios:

● Coordenação viso-motora;

● Controle dos movimentos;

● Organização;

● Aprendizado das cores primárias.


Posição: Sentado

Apresentação do Material:

  1. Organize o espaço. Lembre-se que a organização é peça chave para proporcionar a concentração. Potencializando assim a aprendizagem.

  2. Coloque o material sob a mesa, tapete ou tatame. Os pinos devem estar dentro dos buracos com as cores iguais lado a lado.

  3. Faça um belo convite para a sua criança. Dizendo que tem algo interessante para lhe mostrar.

  4. Com a criança ao seu lado, tire cuidadosamente cada pino, utilizando dois dedos e o polegar em oposição, e os coloque sob o espaço de organização localizado no próprio material.

  5. Depois que todos os pinos foram retirados, é hora de colocá-los de volta aos buracos.

  6. E ao final, pergunta se ela deseja fazer.

  7. Após essa primeira apresentação, vocês poderão utilizar os cards e assim organizar os pinos de acordo com a sequência de cada card. Desenvolvendo assim o raciocínio e concentração de sua criança.

Ao tirar e colocar cada pino diga no nome de cada cor, para que assim agregue também o vocabulário e conhecimento de mundo da sua criança.

Além do material:

Separe alguns objetos das cores primárias e os coloque sob o tapete, tatame ou mesa. Posicione os 3 pinos das cores: azul, amarelo e vermelho lado a lado. Abaixo coloque os objetos que correspondem a cada cor. Ao final podem explorar a contagem, texturas e formas de cada um. Enriquecendo assim a linguagem e conhecimento de mundo.


Siga-nos

ICONE-FACEBOOK.png
ICONE-INSTAGRAM.png

Formas de pagamento

Clubinho Montessori  ​© 2020

37.248.194/0001-59