top of page

Xilofone


Os sons são parte integrante de nossas vidas desde o período gestacional. E motivar a criança a disfrutar dos sons através da música desde muito cedo proporciona benefícios incríveis que irão perdurar por toda a vida. Alguns deles são a comunicação, dicção, relação social, coordenação motora, conhecimento lógico e abstrato e enriquecimento sensorial.

E o Material Xilofone vem a contribuir com todas essas percepções e habilidades incríveis para essa fase que a criança está vivenciando.


Benefícios:


  • Ativa a memória;

  • Motiva a socialização;

  • Aprimora a coordenação;

  • Potencializa a concentração.

  • Proporciona enriquecimento cultural;

Posição: Sentado

Apresentação do Material:

  1. De maneira gentil, convide a criança para conhecer o novo material.

  2. Posicione o xilofone de frente para a criança.

  3. Passe a mão levemente sobre o seu contorno e diga o nome do material.

  4. Retire o “bastão” que se encontra na lateral do xilofone.

  5. Agora, bata levemente em cada tecla. Assim a criança observará atentamente cada som.

  6. Após, entregue o “bastão” e deixe a criança desfrutar livremente. Oportunizando toda a sua criatividade e imaginação.


Além do material:

Uma ideia especial é criarem uma banda em família, que além de contar com o xilofone podem utilizar os próprios utensílios domésticos como colheres, panelas e entre outros.

Outra opção interessante é trabalhar com a memorização, onde vão acrescentando uma ordem de som. Por exemplo, a criança toca a tecla “a”, aí o outro integrante deve tocar a tecla “a” e mais uma outra, por exemplo a “d”. Ai a criança terá que tocar a sequência, que seria a “a”+”d”+ outra de sua escolha. Assim a sequência vai ficando mais longa e exigindo maior concentração.

bottom of page