Caixa de Pregar


A caixa de pregar é um material que desenvolve o refinamento dos sentidos grandemente. O exercício possibilita aprimorar a coordenação motora ao controlar os movimentos, incentiva a percepção de força e espaço, pratica o movimento de pinça que é importantíssimo para a futura escrita, amplia a linguagem e muitas outras habilidades especiais a serem refinadas para uma vida com autonomia.


Benefícios:

  • Orientação espacial;

  • Controle dos movimentos;

  • Noção de força.


Posição: Sentado

Apresentação do Material:

  1. No ambiente já preparado carinhosamente por você, com cortesia e afeto convide a sua criança para lhe apresentar o novo material.

  2. Posicione a caixa de pregar ao centro da mesa, ao lado a massinha e o martelo e em um dos compartimentos da caixa, os pregos de madeira.

  3. Agora retire a massinha e a coloque no compartimento vazio da caixa. É importante que seja preenchida até que a sua superfície esteja plana.

  4. Após, com o movimento de pinça retire um dos pregos de madeira com uma das mãos e o posicione sobre a superfície de massinha. Já com a outra mão segure o martelo e cuidadosamente martele o prego.

  5. Repita o mesmo processo com os demais. Ao pregar cada prego é interessante incentivar a contagem.

Além do material:

Uma dica legal é utilizar outras texturas para pregar, tais como: argila e massa de pão. O interessante de experimentar outras texturas é oportunizar o refinamento dos sentidos. O qual a criança irá perceber que em algumas terá que efeturar mais força e em outras menos força.