Balança Sensorial


Material: Balança Sensorial


Um material incrível e super convidativo para a criança, o qual oferece inúmeras experiências sensoriais e de raciocínio. O conhecimento de mundo também se eleva.


Benefícios:

  • Raciocínio Lógico;

  • Conceitos de medidas e grandezas;

  • Conhecimento de mundo;

  • Ampliar o vocabulário;

  • Concentração.


Posição: Sentado


Apresentação do Material:

  1. Coloque a balança sobre a mesa, ao centro.

  2. Em frente a balança, disponha os pesos de maneira aleatória.

  3. Agora o momento é de exploração! Convide a criança para testar os diferentes pesos e ver o que acontece.

  4. Lembrando que poderá utilizar os contrapesos da balança para equilibrar.

  5. Oportunize a criança conceitos novos como: Leve/Pesado; Alto/Baixo; Esquerda/Direita.

  6. Desperte também a sensibilidade para a observação, dialogando sobre a diferença nos pesos como: O lado esquerdo ficou mais pesado que o direito.


Além do material:

Uma dica especial é utilizar outros materiais de diferentes texturas, tamanhos e temperaturas como: metal, plástico e entre outros para explorarem a balança.

Lembre-se de dialogarem sobre os diferentes aspectos, semelhanças e diferenças entre eles, assim os vocabulários será ainda mais rico e o conhecimento de mundo mais amplo.


Dialogando com a família:

Em Montessori valorizamos o ambiente preparado, mas será que já refletimos sobre como seria esse ambiente? Antes dessa reflexão, deixamos um desafio empolgante para ti, um desafio de observação!

Proponho que dê uma voltinha pelo ambiente onde normalmente reserva para a sua criança realizar as atividades do Clubinho e observe alguns quesitos como: Esse ambiente é claro? / Possui muitos ruídos? / O que neste espaço está acessível a minha criança? / Como me sinto neste ambiente? Após, pense e trace metas de melhoria para esse ambiente.

É importante ressaltar que não estamos falados de melhorias que necessitem de uma super reforma ou algo de muito valor, mas sim que consiga utilizando coisas simples, das quais muitas vezes até possua em casa.

Ao final, observe como a sua criança desenvolvia as atividades antes e depois das melhorias do ambiente, e se o ambiente novo proporcionou mais autonomia ou concentração.

Lembre-se que as vezes atitudes simples como deixar acessível os materiais ou um simples jarrinho de flor sobre a mesa já transformam incrivelmente um ambiente.

Siga-nos

ICONE-FACEBOOK.png
ICONE-INSTAGRAM.png

Formas de pagamento

Clubinho Montessori  ​© 2020

37.248.194/0001-59